
Representantes dos funcionários do Santander entregam pauta de reivindicações ao banco
Minuta construída por delegados no encontro nacional foi protocolada nesta segunda-feira (22/6)
O documento reúne as principais propostas debatidas e consolidadas pelos delegados que representaram as diversas regiões do país no encontro, realizado no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, na capital paulista. Entre as prioridades da pauta entregue estão a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a valorização das remunerações e a melhoria das condições de trabalho. As reivindicações também incluem medidas para combater o fechamento de agências e a redução dos postos de trabalho, além de ações voltadas à diminuição da sobrecarga enfrentada pelos trabalhadores.
Luiz Cassemiro, diretor do SindBancários e representante do RS na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, destacou que a entrega da minuta dá início a uma etapa decisiva da negociação do aditivo “O documento reflete a realidade vivida pelos trabalhadores, com destaque para o combate às metas abusivas, a valorização do emprego bancário, o respeito às cláusulas já conquistadas e a defesa de melhores condições de trabalho”, pontuou.
Conforme ele, o Santander tem alta lucratividade no Brasil e, assim, possui capacidade de atender às reivindicações apresentadas. “O que cobramos é responsabilidade com quem produz esses resultados. A COE seguirá firme na defesa da categoria para que essa negociação resulte em avanços concretos para os trabalhadores”, defendeu.
Para Ana Marta Lima, coordenadora da COE do Santander, a pauta aprovada pelos representantes dos trabalhadores expressa as principais demandas da categoria e será fundamental para a campanha deste ano. “Temos grande expectativa para a Campanha Nacional. A minuta construída coletivamente pelos delegados reflete as necessidades dos trabalhadores do Santander e será a base das negociações e das mobilizações para garantir avanços e preservar direitos”, afirmou.
A entrega formal da minuta ao banco marca o início da fase de negociações e mobilizações em torno das pautas prioritárias dos trabalhadores do Santander na Campanha Nacional dos Bancários 2026.
Contraf-CUT