Sindicatos intensificam consulta aos bancários e preparam Campanha 2013
Os sindicatos estão intensificando em todo país a aplicação da consulta nacional para ouvir a opinião de cada bancário e bancária sobre as prioridades de reivindicações para a Campanha 2013. A realização do questionário é uma orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT. O objetivo é buscar a participação da categoria e subsidiar a construção da pauta nacional de reivindicações.
O formulário da consulta pode ser acessado na área restrita do site da Contraf-CUT para impressão.
Construir um processo democrático e participativo
“É fundamental ouvir o que pensa cada bancário e bancária no seu local de trabalho, reafirmando assim, desde o início, o processo democrático e participativo, a fim de auxiliar os debates nas conferências e construir com ousadia, esperança, mobilização e unidade mais uma campanha vitoriosa para a categoria”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A consulta deve ser aplicada, sobretudo, para aferir quais são as prioridades, demandas e principais preocupações dos bancários e bancárias de todo país. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração da minuta nacional de reivindicações, que será entregue à Fenaban.
Entre as questões apresentadas, destacam-se as reivindicações de remuneração fixa e variável, como o índice de reajuste salarial. O questionário também pergunta sobre quais devem ser as demandas prioritárias de emprego, saúde, segurança e condições de trabalho. Além disso, é perguntado sobre a disposição de participar da campanha.
Há também uma enquete para saber se o bancário ou a bancária teve algum afastamento por motivo de saúde nos últimos 12 meses e se usou no mesmo período ou está usando medicação controlada.
Tem ainda questões sobre temas atuais, como a regulamentação do sistema financeiro, redução dos juros, projeto de terceirização e democratização da mídia.