A Fetrafi-RS e o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul realizam no dia 30 de novembro o primeiro Seminário Regional sobre Segurança Bancária. O evento conta com a parceira do SindBancários e inicia às 9h, na Sede Social do Sindicato de Caxias, à Rua Borges de Medeiros, n° 676. O objetivo do Seminário é socializar as informações sobre o combate à insegurança nos bancos, resgatando ações políticas e marcos legais. Além, de propor a reflexão crítica, qualificando os dirigentes sindicais para ações relacionadas à segurança bancária.

A Federação convidou representantes de diversos órgãos públicos para a atividade, incluindo Brigada Militar, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Sindicato dos Bancos do Rio Grande do Sul.

O Seminário é aberto à participação de todos os segmentos da sociedade com interesse sobre o tema “Segurança Bancária”. O evento vai discutir iniciativas do movimento sindical bancário no combate à violência nos bancos e ações efetivas de prevenção aos ataques a bancos. Os números de ocorrências no Rio Grande do Sul são altíssimos. Somente até o fim de outubro foram registrados 125 ataques, incluindo assaltos, sequestros, explosões de caixas eletrônicos e agências e saidinhas de banco.

Mapa da violência nos bancos

A Brigada Militar está deflagrando uma ação inédita no Rio Grande do Sul. O desafio é mapear as agências bancárias identificando suas vulnerabilidades quanto aos dispositivos de engenharia e de segurança. A intenção é construir um relatório que servirá como orientação aos bancos para adoção de medidas preventivas visando à redução do alto índice de ocorrências envolvendo as instituições financeiras no Estado.

“Enquanto representação dos trabalhadores temos uma grande responsabilidade em relação ao combate aos ataques a bancos. Os bancos não investem em segurança como deveriam para garantir a segurança dos trabalhadores, clientes e usuários. Este é um dos nossos principais problemas. Temos agências e postos de atendimento funcionando em condições precárias”, destaca o diretor da Fetrafi-RS, Luiz Carlos Barbosa.

Para o sindicalista, somente ações articuladas envolvendo as instituições financeiras, órgãos públicos e as polícias poderão reduzir os números de ataques. “Através deste seminário queremos ampliar o debate sobre segurança bancária e agregar o maior número possível de pessoas à iniciativa. Vamos reproduzir o evento nas demais regionais da Federação, a fim de viabilizar a participação de dirigentes e delegados sindicais de todo o estado nas atividades”, destaca Barbosa.
“A realização do seminário em Caxias demonstra que esse tema está sendo interiorizado, já que o município, assim como as cidades da região, está sofrendo constantes ataques. O evento vai envolver todas as entidades ligadas à segurança, mas o mais importante é a presença dos dirigentes sindicais, que devem estar por dentro das questões relacionadas à categoria bancária. A participação dos bancos também é muito importante porque são eles que gerenciam os recursos e que devem priorizar a instalação de dispositivos de segurança nas agências”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Caxias, Nelson Antonio Bebber.

Confira a programação do Seminário:

9h – Abertura
9h15 – Pronunciamentos
9h30 – Apresentação das ações do movimento sindical relacionadas à segurança bancária.
10h30 – Abordagem da legislação vigente sobre segurança e novos projetos, por órgãos públicos e representantes da Brigada Militar e Polícia Federal.
11h30 – Coffee Break
12h – Debate
13h – Encerramento do Seminário

Fonte: Fetrafi-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =